Conhece os benefícios da Yoga? 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga, uma jornada pela paz mundial.

No dia 11 de dezembro de 2014, mais de 170 países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram uma resolução que proclama o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga.

yoga-logoAo instituir a data, a organização afirmou que a yoga “coloca pensamento e ação juntos em harmonia”, enquanto “demonstra uma aproximação holística entre a saúde e o bem estar.”

Essa celebração representa o reconhecimento dos benefícios da prática do yoga para a humanidade e promove um estilo de vida associado ao agir de forma consciente com base em valores universais, entre os quais a não-violência.

 

O que é yoga?

O objetivo da yoga é conectar o corpo, a mente e a alma e promover a melhoria da saúde e do crescimento pessoal. A prática do yoga se baseia em três técnicas:

Exercícios (Asanas) – uma postura saudável aumenta a energia, a flexibilidade e mantém o equilíbrio.

Respiração (Pranayama) – o ato de inspirar e expirar de forma consciente aumenta a circulação sanguínea e reduz o consumo de oxigênio.

Meditação – acalma o pensamento resultando em um relaxamento mental.

 

Quais os benefícios?

A prática da yoga pode trazer vários benefícios para a nossa saúde.

1. Controle de peso:

Exercícios como Saudação ao Sol e Kapal Bhati ajudam na redução dos níveis de gordura e do mau colesterol e aumenta o bom (HDL).

yoga-suryanamaskar
Sequência da Saudação ao Sol

2. Aumento de Energia:

Alguns minutos de exercícios ou 10 minutos de meditação pela manhã rejuvenescem e ajudam a recarregar as energias para enfrentar as tarefas do dia.

3. Flexibilidade e Postura:

A yoga fortalece e tonifica os músculos do corpo aliviando as dores decorrentes de má postura.

4. Diminuição do Estresse:

A prática elimina as toxinas do corpo, o que ajuda a liberar o estresse e a tensão.

5. Aumento da Imunidade:

A yoga ajuda a aumentar a imunidade e a melhorar a circulação sanguínea.

6. Paz e Intuição:

A yoga ajuda a acalmar a mente e leva a um estado mental mais sereno. Ela aumenta o nível de intuição e ajuda a desenvolver nossa capacidade de tomar decisões.

7. Respiração e Asma:

Praticantes do yoga tem mais chances de controlar sua respiração. Estudos realizados em alguns ashrams no exterior concluíram que pacientes yogis têm uma quantidade menor de ataques de asma, o que reduz drasticamente a dependência de remédios.

8. Pressão alta:

Estudos revelaram que técnicas de respiração e postura tem a capacidade de baixar e manter a pressão sanguínea em níveis saudáveis.

9. Alzheimer:

Já existem estudos mostrando que exercícios de yoga ajudam a elevar os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Baixos níveis de GABA estão geralmente ligados ao Alzheimer. Além disso, está provado que os exercícios melhoram a tendência à letargia, outra característica ligada à doença.

10. Diabete:

Além da capacidade de reduzir a glicose, a yoga encoraja o pâncreas a produzir insulina, evitando o desenvolvimento da diabete do tipo 2.

Pessoas que apresentam quadro de esclerose múltipla, câncer, dor nas costas, artrite, enxaqueca, baixa densidade óssea, constipação e úlcera também podem se beneficiar da prática do yoga.

As crianças também podem se beneficiar
As crianças também podem se beneficiar

 

Yoga canaliza energia positiva e, como já sabemos, energia positiva atrai coisas boas do e para o universo.

Então, que tal começarmos a praticar logo e mandar muita paz para o universo?

Ohm…

 

 

 

Compartilhe

Você também pode gostar

2 comentários em “Conhece os benefícios da Yoga? 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga, uma jornada pela paz mundial.

  1. Maria Filomena Rego
    23/06/2015 at 13:56

    Conheço os benefícios e, por isso, recomendo a todos.

    • Ana Paula Macedo
      23/06/2015 at 14:33

      Muito bem!
      Bjs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com