Viajando no momento Na coluna literária, a escritora Elza Cléa faz uma viagem... passado, presente e futuro

Viagem
-Elza Cléa-

 Lá vai o trem no caminho, lá vai a vida a rolar…

Na vida que rola, o presente é o presente que é o presente, considerando-se aí diferentes tomadas.

O presente é breve, morre e é substituído no constante fluir. Vira passado num instante. Como a paisagem que você mal vislumbrou na viagem de trem: já passou. Difícil é se ligar na paisagem atual: – cadê ela? O atual é breve demais. O que foi aquilo que acabou de passar na janela? Passaram campos, quantas árvores! Animais em lindas pastagens, flores, montanhas, despenhadeiros, rios… O que passou? Foi a paisagem perdida, mal percebida. Foi o presente que agora é passado. Perdemos. Tivemos brevíssimos deslumbres, presos que estávamos ao que já passou ou ansiando pela próxima montanha, também pela próxima estação. A velocidade do trem, como a da vida nos atordoa. Adiamos então a visão para o futuro. Quem sabe na próxima parada?

O presente parece se demorar um pouco quando o trem para na estação. Nos momentos de grande felicidade ou de muito pesar, assim também nos parece. Nos de muita felicidade desejamos que ele seja muito longo e nos de muito pesar desejamos que ele seja breve, que logo termine. Ansiamos pelo futuro; na verdade, ansiamos por um novo presente.

Mas tudo isso é só uma ilusão. Enquanto o trem permaneceu na estação vários momentos presentes se sucederam, da mesma forma enquanto vivemos felicidade e tristeza.

Estar no presente é um pouco parar – o trem não anda. E como é difícil parar no presente e no trem. Não queremos, temos pressa de chegar.

– Chegar onde?

– No futuro, na próxima estação.

– Bobagem, estaremos sempre de novo no presente.

Apenas nele estamos e somos; e é só nele que experimentamos, que vivemos vida real. No entanto, mergulhamos em ânsia por viver o próximo, o minuto seguinte.

Na verdade, a viagem só existe no trem em movimento. Estar no presente é apenas estar, sem anseios. É apenas sentar no trem e apreciar a paisagem enquanto ele segue viagem, sem pressa de chegar.

 

Compartilhe

4 comentários em “Viajando no momento Na coluna literária, a escritora Elza Cléa faz uma viagem... passado, presente e futuro

  1. Tereza Leal
    26/10/2015 at 22:31

    Excelente!!! Abrande escritora Elza Clea a cada dia se supera. Parabéns!!!

    • Ana Paula Macedo
      26/10/2015 at 23:35

      Obrigada, em nome da Elza.
      Bjs

  2. Tamine Maria Elmôr
    26/10/2015 at 22:19

    Que texto bom! curto, profundo e muito poético! Parabéns Elza Cléa!

    • Ana Paula Macedo
      26/10/2015 at 23:34

      Em nome da autora, obrigada!
      Bjs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com