Vamos colorir?

A esta altura você já cansou de ouvir falar sobre a nova febre editorial: os livros de colorir para adultos. Eles são a nova mania não só no Brasil, mas também no exterior.

Este mês, a lista dos 10 livros mais vendidos da Amazon deixou muita gente do ramo de boca aberta. O título Secret Garden (Jardim Secreto), de Johanna Basford, surpreendeu ao despontar no topo (está em 3º lugar agora). Além do Jardim, apareceram Enchanted Forest (Floresta Encantada), também de Johanna, Balance, de Angie Grace, e The Mindfulness Coloring Book, de Emma Farrarons.

Amazon top 10

Aqui no Brasil, entre os dias 6 e 12 de abril, Jardim Secreto vendeu mais de 35 mil cópias, enquanto Floresta Encantada vendeu mil unidades a menos, segundo o PublishNews. Para se ter uma ideia do que esses números representam, o livro de ficção de maior sucesso, Se Eu Ficar, de Gayle Forman, vendeu um pouco mais de 2,2 mil exemplares.

Jardim secreto - capa

 

Novos ansiolíticos e calmantes?

Parece que nestes tempos de alta competitividade, comunicação constante e excesso de informação – levanta o braço quem não usa Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Periscope e tais!! – os casos de estresse e ansiedade aumentaram na mesma proporção em que o foco na tarefa a ser executada diminuiu. E é aí que entra o tal do livro de colorir, antes uma exclusividade de crianças e jovens.

Eles estão sendo criados e comercializados como instrumentos antiestresse, para adultos mentalmente exaustos que querem se beneficiar do clima zen e meditativo que uma sessão de pintura pode proporcionar. Dizem os terapeutas que é um ótimo exercício para levantar o astral, reduzir a ansiedade e aliviar o estresse.

Mas a minha terapeuta fez um alerta: o livro é apenas uma ferramenta para relaxar e esvaziar a cabeça. Ele não pode se tornar uma válvula de escape que tire o foco das coisas que precisam ser feitas ou resolvidas no nosso dia a dia. Ou seja, não vai viciar no livro de colorir, né?

 

Vi, gostei e comprei

No dia que fui comprar o meu fiquei espantada com a variedade de títulos disponíveis. Além dos dois da Johanna que mencionei acima, achei bem interessante o Fantasia Celta, de Michel Solliec, que apresenta labirintos e figuras curiosas e intrincadas parecidas com as do Livro de Kells.

Fantasia Celta

 

Outro que gostei muito, e que deve ser a minha próxima aquisição no gênero, é a coleção Mandalas de Bolso, de vários autores. As ilustrações são riquíssimas! As mandalas são muito utilizadas na prática budista e também proporcionam a introspecção e o equilíbrio interior.

Mandalas de Bolso

Foto: nwcreations
Foto: nwcreations
mandala-celta-mandalas-pintado-por-babilan
Mandala celta pintada por Babilan

 

Eu acabei optando pelo Jardim Secreto, que custou R$ 29,90 na Livraria da Travessa. No momento estou usando um conjunto de 24 lápis de colorir da Faber Castell. Mas ando procurando outras marcas e outros tipos de material que não sejam excessivamente caros. Aceito sugestões!!!

Com uma rápida pesquisa no Google você pode encontrar vários livros em praticamente todas as livrarias físicas e virtuais. Além dos livros, há centenas de ilustrações avulsas prontinhas para imprimir em casa. Tem só que checar os direitos autorais e permissão.

Enchanted forest-inside
Ilustrações da Floresta Encantada

 

jardim secreto-pages
Ilustração do Jardim Secreto

 

E então, alguém aqui colorindo também?

Compartilhe

Você também pode gostar

2 comentários em “Vamos colorir?

  1. Celia Santiago
    23/04/2015 at 09:20

    Maravilhoso! Estou adorando!

    Enviado do meu iPad

    >

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com