Os poderes de cura do limão

O limoeiro aqui de casa está carregado e, como sempre, eu não consigo dar conta de tanta fruta. Fui pesquisar outras formas de aproveitar os danadinhos – além da óbvia caipirinha, o molho da salada, o suco do almoço etc. – e me deparei com uma lista incrível de poderes do limão.

Não é à toa que ele é chamado de super alimento. A fruta contém uma combinação variada de vitaminas e minerais que ajudam no funcionamento do nosso organismo e no combate a doenças e seus sintomas.

 

Veja a lista de 13 poderes de cura natural do limão:

Limpeza do intestino

O gosto amargo da fruta aumenta o movimento peristáltico – contração e relaxamento do músculo intestinal – o que ajuda a eliminar os resíduos. Em jejum, beba um copo de água morna com o sumo de um limão.

Câncer

O limão possui 22 componentes anticancerígenos, incluindo o limoneno, um óleo natural que inibe o crescimento de tumores cancerígenos em animais, e o flavonol glicosídeo, que interrompe a divisão das células cancerígenas.

Gripes e resfriados

O limão é rico em vitamina C e flavanóides que agem em conjunto contra as infecções.

Fígado

Suco de limão de manhã funciona como um ótimo desintoxicante do fígado.

Nutrição

O limão contém vitaminas A, complexo B, C, ácido cítrico, flavanoides, cálcio, ferro, cobre, magnésio, fósforo, potássio e fibras.

Equilíbrio do metabolismo

Por ser ácido, o limão interage com o metabolismo gerando um efeito alcalino nos fluidos corporais ajudando a restaurar o equilíbrio do pH do organismo.

Alergias

O fito nutriente hesperetina encontrado na fruta alivia os sintomas alérgicos.

Doenças do sistema nervoso

O fito nutriente tangeretina, encontrado na casca do limão, tem demonstrado benefícios em casos de distúrbios cerebrais como o Mal de Parkinson.

Visão

A rutina encontrada na fruta melhora os sintomas de doenças oculares, incluindo a retinopatia diabética.

Antiviral

Além de ser recomendado contra a gripe e o resfriado, a substância terpene limonoide já provou sua eficácia no combate a outras viroses.

Diabete

Não são só problemas oculares relacionados à diabete que se beneficiam do limão. A substância hesperetina diminui o nível de açúcar no sangue, quando ele está elevado.

Cálculo e pedra nos rins

O ácido cítrico encontrado no suco do limão ajuda a dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio e as pedras nos rins.

Antienvelhecimento

A vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres ligados ao envelhecimento e à maioria das doenças.

limao 2

 

Quer mais um?

Se você tem problemas nas articulações, o limão também pode ajudar a aliviar as dores nas juntas. Basta seguir a receita:

Coloque a casca de dois limões em uma jarra e encha o frasco com azeite. Feche o frasco e deixe repousar por 2 semanas. Quando o remédio estiver pronto para uso, coloque um pouco do azeite em uma gaze limpa e coloque-a sobre a área afetada. Coloque um saco plástico em cima da gaze e um cachecol de lã por cima do saco. Faça este procedimento à noite, pois a melhor maneira de curar suas articulações é deixar esta poção agir durante a noite.

 

E aí, vamos incorporar mais o limão à nossa dieta?

Fonte: care2 e Natural Health Care for you
         

Compartilhe

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com