,

O verão chegou! Conheça o evento que marca o início da estação e como celebrar a data.

O verão, estação do ano mais aguardada por muitos, começou hoje bem cedinho, às 2h48, e vai até à 1h30 do dia 20 de março de 2016, pelo horário de Brasília. Um fato curioso é que a marcação do início e do fim das estações é um cálculo matemático feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas.

Solstício de Verão
solsticioverao O início do verão, é marcado pela inclinação do eixo terrestre que faz com que as regiões no hemisfério sul do planeta recebam mais luz do sol. Esse fenômeno é conhecido como o Solstício de Verão, que vem do latim Sol steti e que significa, literalmente, “Sol permanece imóvel”. Durante o Solstício de Verão os dias são mais longos do que as noites e há uma predominância de luz na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza.

Antigamente, a chegada do Solstício de Verão era comemorada pelos nossos ancestrais com muita alegria. Festivais e rituais foram criados para celebrar o retorno da luz e a renovação da vida.

Os festivais mostravam caminhos para a organização da comunidade. Era um momento de festejos, mas o mais importante era que aprofundavam a ligação das pessoas com o Céu e a Terra. O sol, a lua, as estrelas, as árvores, a colheita e os animais todos eram incluídos na celebração. As pessoas sentiam a ligação com a “Fonte da Vida”.

A data é motivo de alegria e festa, de agradecer as energias do verão que se inicia. O momento também favorece o armazenamento de forças para o outono. Aproveite o sol, o mar e a natureza.

solsticio brasil21-630x418

Para celebrar e sentir a energia do dia, use uma roupa bem alegre, com cores vivas, de preferência amarelo, azul ou verde.

verao 2016 - Vivaz
Vivaz – Verão 2016

 

verao 2016 - GIG couture
GIG Couture – Verão 2016

 

E, já que canta os males espanta, vale relembrar um sucesso dos anos 1980 que é a cara do verão.

 

Para conhecer rituais de Solstício de Verão, clique aqui ou aqui.
Fontes: Artigos Wiccanos / Xamanismo

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com