E por falar em magrelas….

De acordo com dados divulgados em 2011, a bicicleta é o quarto meio de transporte mais usado pelos brasileiros.

Dentre as capitais, o Rio de Janeiro é a cidade com maior número de ciclovias; Rio Branco é a capital com maior proporção em relação à malha e Boa Vista não tem nenhuma ciclovia implantada. Estes dados foram levantados pelo portal G1.

De acordo com levantamento do IBGE, o Rio de Janeiro tem 361 Km de ciclovia e São Paulo 60,21 Km. Juntas, as 26 capitais brasileiras têm 1.118 km de ciclovias, representando apenas 1% do total da malha viária do Brasil. Isso não é nada se comparada às ciclovias de Berlim, 750 Km, e Nova Iorque, 675 Km.

Na Holanda, 26% do tráfego percorrido no território é feito sobre duas rodas. Somente a capital Amsterdã tem uma área total de 40 Km de ciclovia.

PM holandes bike
Primeiro Ministro holandês, Mark Rutte, indo para o trabalho de bicicleta

Outro fato que impressiona é o custo diário por quilômetro da bicicleta, R$ 0,121, em comparação ao carro, R$ 0,763.

Seria muito bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente e a saúde do cidadão se planos de desenvolvimento dos governos locais fossem levados a diante. E que a população pense cada vez mais em usar a bicicleta como meio de transporte e não somente como lazer.

O infográfico abaixo mostra outros dados interessantes sobre a evolução da bicicleta, seu uso no Brasil e no mundo e algumas iniciativas que podem servir de exemplo para as nossas cidades.

Bicicletario

 

Com que freqüência você anda de bicicleta na sua cidade?

Compartilhe

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com