Dica para dormir bem Saiba como ter uma boa noite de sono sem a ajuda de remédios.

No nosso encontro de hoje vamos continuar a princípio com a mesma respiração, acrescentando algo mais. Pelas atribulações do dia a dia, muitos de nós demoram a dormir e por isso fazem usos de medicamentos. Dormir é tudo que o nosso sistema nervoso e endócrino pode querer para ajustare equilibrar nossas mente, corpo e espírito. Então vamos falar do corpo.

Para se estar bem emocionalmente e organicamente, precisamos ter dormido uma noite de sono com qualidade. É aí que entra a respiração dada aqui. Ela serve pra ser feita em pé, sentada ou deitada. Um tipo de curinga.

Texto 4A nova maneira é se deitar confortavelmente, colocando o travesseiro abaixo dos joelhos. Usamos muito essa posição para relaxar a pélvis ou a bacia do indivíduo. Bacia e pescoço que não estão relaxados e flexíveis dão muita encrenca na vida.

Mas retomando, deite-se com a barriga para cima e ponha novamente a mão esquerda na altura do seio esquerdo e a outra, a direita, na altura do umbigo.

Vá devagar e perceba a inspiração subindo, do ventre até o esterno. A expiração descendo, do esterno até o ventre. Após uns cinco minutos, inicie um processo complementar. Quando inspirar conte de um até cinco. Ao expirar pode contar de seis até um. A contagem deve ser sempre maior para o expirar para retirar todas as toxinas do corpo.

É evidente que uma boa dose de tensão vai junto. Faça isso várias vezes, o quanto mais lento e profundo melhor. Os batimentos cardíacos vão se aquietando, o sangue, como o nosso grande rio, vai percebendo que há uma calmaria chegando. E assim os estágios iniciais do sono vão surgindo.

Isso é excelente para crianças que passam por processos de ansiedade e para hipertensos. Mas vale pra todo mundo. Tudo que indico aqui não possui contra indicação. Já tem muita gente ensinando coisas que devem ser colocadas com muita sutileza.

Um outro ponto novo que proponho agora já foi dado por muita gente amorosa, como a Monja Coen. Ela ensinou durante muito tempo a meditação caminhando. Nossa proposta inicial é que por dois dias da semana, façamos uma respiração caminhante, sem abandonar o que já fizemos juntos(as)… estamos expandindo, criando outras possibilidades.

Comece por estabelecer um horário e um lugar. Ao andar, apenas diga baixinho ou mentalmente “agora estou inspirando… agora estou expirando…”, passo a passo. Com todas as letras e sílabas, bem devagar! Mantenha essa caminhada por pelo menos 30 minutos. Isso gera e amplia a nossa percepção interna e tira o nosso foco daquilo tudo que nos confunde, cega e entontece.

A yoga tem um significado simples, o de reunir de reintegrar o Ser ao divino. Quer algo mais divino do que o seu corpo com todos os órgãos em harmonia? Saúde deveria ser a nossa primeira meta sempre, pois sem ela o que realmente somos?

Já dizia Novalis, pseudônimo do poeta alemão Frederich Von Hardenberg,

Não existe senão um só templo no universo, e é o Corpo do Homem. (…) Curvar-se diante do homem é um ato de reverência diante desta Revelação da Carne. Tocamos o céu quando colocamos nossas mãos num corpo humano.

Yoga é reverenciar esse corpo, nem mais nem menos que isso.


Luana Mia é mãe, historiadora, bailarina, instrutora de Hatha Yoga e budista. Atualmente está escrevendo um livro de bolso sobre gatos, desmistificando os tabus sobre eles. Já passou por várias nuances da vida em que muita vezes foi estigmatizada de “estranhamente rebelde”. Hoje compreende que como ela, há pessoas em que a alma fica gritando: vai pula, você consegue! Enquanto outras buscam amarrar suas pernas. Mas a alma tem pernas maiores e a busca pela compreensão de si a fez ver que rebeldia era uma porta que a levaria para o resto do mundo em si mesma.

Compartilhe

2 comentários em “Dica para dormir bem Saiba como ter uma boa noite de sono sem a ajuda de remédios.

  1. Ana Clara
    11/12/2015 at 11:27

    Amei as dicas e vou usar muito!!

    • Ana Paula Macedo
      11/12/2015 at 12:23

      Que bom que gostou! Boa sorte!
      Bjs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com