Dia Nacional do Livro Data celebra fundação da Biblioteca Nacional, uma das 10 maiores do mundo.

Hoje é o Dia Nacional do Livro, daqueles raros objetos que conseguem concentrar em um único espaço uma variedade de emoções, descobertas, conclusões, experiências e muitas, muitas histórias.

A data foi criada em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, quando D. João VI trouxe para o Brasil 60 mil peças da Real Biblioteca Portuguesa, – entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas – dando início a criação da Biblioteca Nacional do BrasilBiblioteca_Nacional_do_Rio_de_Janeiro

Mas o Brasil começou a editar seus livros em 1808, ano em que D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi ‘Marília de Dirceu’, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Nessa época era o Imperador quem decidia quais livros seriam publicados. A impressão fora das oficinas reais era proibida e, por isso, só era divulgado o que não ofendia o Estado, a religião e os costume.

Com nove milhões de itens, a Biblioteca fica no Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.

Incentivo à leitura

O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta data desde 1966. A Lei 5.191, de 1980, instituiu a Semana Nacional do Livro, de 23 a 29 de outubro, a fim de reforçar a importância do livro e valorizar iniciativas de incentivo ao hábito da leitura.

A descrição do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) no site do Governo Federal diz que:

O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), articulado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC), é composto por centenas de ações, projetos, programas e políticas governamentais e da sociedade civil. A modernização de bibliotecas é uma das ações em destaque.

Infelizmente, ao clicar no link do PNLL para saber mais sobre o programa e suas ações, recebi a mensagem de página não encontrada.

Quem lê livros?

A 3a. edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela os hábitos de leitura dos brasileiros. O resultado é preocupante.

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro sobre hábitos culturais em 70 cidades de nove regiões metropolitanas revelou que 70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014, e que a leitura de livros caiu de 35% para quase 30% dos entrevistados.

Nenhum livro?! Resultado alarmante!

O escritor Vargas Llosa costumava dizer que “um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias”. Olhando em volta fica fácil concluir que o Brasil ainda está longe de ter um público comprometido com a leitura.

Vamos mudar?

LIVROS-Hoje é o Dia Nacional do Livro, e sabe qual a melhor maneira de comemorar? Lendo!!!

Clique aqui para ver os 10 clássicos disponíveis de graça na internet. Compartilhe com seus amigos!

Conta pra gente nos comentários qual foi o último livro que você leu ou qual você está lendo agora.

Compartilhe

2 comentários em “Dia Nacional do Livro Data celebra fundação da Biblioteca Nacional, uma das 10 maiores do mundo.

  1. Camilla
    05/11/2015 at 00:40

    AMO ler! Acho superimportante realizar campanhas para promover a leitura. É um hábito tão simples, mas tão importante e cheio de benefícios, né?

    Beijos,
    Camilla
    http://www.fikdikblog.com

    • Ana Paula Macedo
      05/11/2015 at 10:12

      Isso mesmo, Camilla!
      É um hábito e precisa ser incorporado ao dia a dia da criança para que ela descubra o mundo da leitura e se torne um adulto leitor.

      Bejinhos,
      Ana Paula

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com