World Cancer Day

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. Este ano, o objetivo da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) é desmascarar os mitos existentes e lutar para a redução do estigma da doença.

Com o slogan “Desmascarando os mitos”, o UICC quer combater a ideia de que

  1. não é necessário falar do câncer
    Deve ser muito difícil para quem tem a doença falar sobre a mesma por motivos como medo, raiva ou vergonha. Mas conversar sobre o câncer pode trazer melhora emocional ao paciente e pode ajudar as sociedades que ainda encaram a doença como tabu a desenvolver políticas públicas de tratamento e de prevenção ao câncer.
  2. não existem sinais ou sintomas de câncer
    Há vários tipos de câncer que apresentam sinais e sintomas, mas é preciso que os profissionais da saúde sejam capacitados para reconhê-los. Mesmo os tipos que ainda não possuem sintomas conhecidos, precisam ser detectados logo no início, porque respondem muito melhor ao tratamento.
  3. não há nada a fazer contra o câncer
    O desenvolvimento de políticas públicas e programas locais ou nacionais que visem a prevenção da doença podem ajudar a mudar comportamentos. Eles podem ajudar também a divulgar estilos de vida mais saudáveis e auxiliar na prevenção ao câncer.
  4. não tenho direito de receber os tratamentos para o câncer
    De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Toda pessoa tem direito ao desfrute do mais alto nível possível de saúde física e mental”, apesar da desigualdade no atendimento e tratamento do câncer entre países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. A luta pelo desenvolvimento econômico dos países de baixa renda é algo importantíssimo na prevenção ao câncer.

O que fazer

Como público, podemos divulgar as ações do World Cancer Day nas redes sociais, participar de eventos criados ao redor do mundo, ajudar a traduzir panfletos e outros materiais de divulgação e engajar o ambiente corporativo nessa luta.

No Brasil, foram agendados dois eventos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, organizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para mais detalhes sobre esta campanha no Brasil, visite o site do INCA.

E lembre-se, esta é uma luta diária.

Compartilhe

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com