Dia de superlua, eclipse e equinócio!

O dia de hoje marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. E para começar bem a sexta-feira, este ano fomos coroados com a superlua, o eclipse total do sol e o equinócio de março.

A super Lua

O fenômeno da superlua acontece quando há o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com o satélite mais perto do nosso planeta. A superlua de ontem deixou o espaço preparado para o primeiro eclipse total do sol a ocorrer desde o último em 3 de novembro de 2013.

Como esta superlua foi em sua fase nova, a visibilidade daqui do Brasil ficou prejudicada. O ideal é quando a superlua ocorre em fase de Lua cheia. A próxima superlua na Lua cheia acontecerá no dia 29 de agosto. Vamos conferir!

O eclipse

A visibilidade do eclipse em sua totalidade ficou limitada aos arredores dos oceanos Ártico e Atlântico Norte, entre a Groenlândia e o norte da Russia. Ou seja, quem estava na Europa, no norte da África e noroeste da Ásia teve visão parcial do eclipse solar.

Artico

A duração da totalidade do eclipse foi de 2 minutos e 47 segundos, na costa das Ilhas Faroe, no Mar da Noruega. Estima-se que a sombra da lua tenha sido em torno de 463Km de largura e 150Km de comprimento. As Ilhas Faroe e o arquipélago de Svalbard são os únicos pontos de observação habitados de onde foi possível ver o eclipse total.

eclipse path

 

Transmissão ao vivo

Com o avanço da tecnologia digital, ficou possível acompanhar os acontecimentos raros e mais importantes do nosso planeta. O Slooh Community Observatory enviou uma expedição para o Atlântico Norte e transmitiu imagens ao vivo do eclipse. No site do observatório podemos ver fotos e imagens do evento que ocorreu esta manhã.

Eclipse captado pelo satélite Proba-2 da Agência Espacial Europeia
Imagem captada pelo satélite Proba-2 da Agência Espacial Europeia

 

Eclipse visto do sul da Inglaterra
Eclipse visto do sul da Inglaterra

 

O equinócio

Às 22:45 UTC (Hora Mundial Coordenada), o sol vai brilhar diretamente na linha do equador deixando o dia e a noite com praticamente o mesmo número de horas em todo o mundo. Neste momento teremos o início do outono no hemisfério sul (autumnal equinox) e da primavera (vernal equinox) no hemisfério norte.

equinocioprimav

Que o seu dia seja de muita luz e que venha a nova estação!

Compartilhe

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com