ntutu.com

Como cuidar dos cachos no verão Tratamentos que recuperam a força e a beleza dos cabelos crespos e cacheados.

Desde que cortei meu cabelo bem curto – o famoso big chop –  e eliminei as químicas que se amontoavam nos fios, sinto como foi libertadora a volta ao cabelo natural.

Mas engana-se quem pensa que cabelos crespos e cacheados não precisam de atenção. Pelo contrário, ainda mais no verão! Eles são frágeis e sensíveis e para ficarem bem definidos e saudáveis necessitam de tratamentos para repor os nutrientes e ativos hidratantes que os fios precisam.

atrizes Cris Vianna, Sheron Menezzes e Juliana Alves - ego.globo.com
Cris Vianna, Sheron Menezzes e Juliana Alves, crespos e encaracolados bonitos e saudáveis

A cabeleireira e química Márcia Carravetta que atende no salão La Villa Hair, no Rio, explica que o tratamento dos cabelos crespos e cacheados deve ser sempre feito nessa ordem: 

Hidratação (reposição hídrica) – primeiro precisamos hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa 

Nutrição (reposição lipídica) – depois aplicamos cremes ricos em lipídios, ou seja, óleos e manteigas de consistência cremosa e oleosa

Reconstrução (reposição protéica) – por fim, devemos usar cremes reconstrutores, de consistência mais firme

Para “alimentar” corretamente os seus fios, veja os nutrientes que cada fase do tratamento deve conter:

cachos - alimentacao capilar

Com que frequência devo fazer o tratamento?

Monte um cronograma de tratamento capilar que atenda às necessidades do seu cabelo. Lembre-se, cada cabelo uma sentença!

Escolha três dias na semana, com intervalo de 48 horas entre eles (por exemplo: segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado), e distribua os tratamentos adequados. Depois de um mês você vai notar a diferença.

cachos-cronograma-capilar

Como escolher os produtos?

Cabelos crespos e cacheados tem características próprias e, consequentemente, pedem produtos específicos. Muito cuidado na hora de escolher o seu! Certifique-se antes se o seu cabelo é ondulado, cacheado, crespo ou afro.

Dica: consulte um profissional capacitado para fazer uma análise do seu cabelo e indicar o tratamento e a frequência adequada para não danificar ainda mais seus cabelos.

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com