Antes de se desesperar, aprenda a respirar Luana Mia dá dicas simples de como focar na respiração.

Quando estamos chegando próximo ao final do ano é comum o desespero. De tudo que ainda não fizemos, ou o que é pior, do que prometemos fazer. Nada vai adiantar fazer tudo às pressas para preencher as expectativas que não tiveram tempo de florescer e amadurecer.

Qualquer mudança pede disciplina. E antes que você vá pensando ou associando-a como “coisa chata”, lhe convido a descobrir um lado belo e desafiador contido nela. Acredite, não foram os dias que ficaram mais curtos, fomos nós que nos perdemos mais. Disciplina exige parada e amor. Parar pra rever sem se estilhaçar numa crise de choro, ou se afugentar no chocolate. Percebendo por alguns minutos, pois cada um tem seu tempo, como respiramos. Ao sair mais ar do que entra, o cérebro vai fazendo o trabalho dele com um registro naturalmente saudável. Com maior oxigenação vê-se um mundo bem diferente. E mais do que ideias brotam dentro e fora da gente.

No caso do amor é simples: só quem se ama, sem precisar justificar-se a mais ninguém inclusive a si, pode dar-se um tempo e olhar-se por inteiro sem jogar pedras no que vê diante de um espelho. Reflexo esse que tanto pode ser o seu corpo como a sua vida. Não se julgar, pra não julgar os outros faz bem à pele, ao fígado, aos rins e etc. Se nos miramos sob um olhar mais equânime, ao redor haverá suavidade.

respiraçãoOs atos de inspirar e expirar lhe permitirão uma serenidade, uma profundeza e uma conexão com tudo aquilo que realmente importa. Entrar o novo e sair o velho. Inalando novas ideias, princípios e decisões. Exalando o que nos intoxica. Os acúmulos que impedem a nossa evolução como transformação, se desfazem. Sentar e meditar, isso é outra fase desse caminho iniciado apenas com o parar e o amar.

Isso já é a semente pequenininha da disciplina. Portanto, pare um pouco, seja tomando um chá gole a gole, ou um copo d’água fresca com casca de laranja ou hortelã, posta dentro da jarra. Coisas tão simples, que possibilitam um outro ritmo. O ritmo da natureza entrando em casa e em você. Porque o seu corpo é a sua primeira casa.

Por alguns minutos, apenas inspire e expire pelas narinas, nosso filtro natural, vendo uma bela paisagem, lendo um poema, acordando. Os pequenos gestos e hábitos, assim como os primeiros passos de uma criança, é que lhe darão impulso pra todo o resto. Coisas como diminuir o açúcar ou experimentar tomar o café puro, andar com o cão um pouco mais atenta nele, no caminho e no seu movimento… seja o que for, mas estar lá respirando atentamente, farão com que você consiga sua meta aos poucos, dia a dia.


Luana Mia é mãe, historiadora, bailarina, instrutora de Hatha Yoga e budista. Atualmente está escrevendo um livro de bolso sobre gatos, desmistificando os tabus sobre eles. Já passou por várias nuances da vida em que muita vezes foi estigmatizada de “estranhamente rebelde”. Hoje compreende que como ela, há pessoas em que a alma fica gritando: vai pula, você consegue! Enquanto outras buscam amarrar suas pernas. Mas a alma tem pernas maiores e a busca pela compreensão de si a fez ver que rebeldia era uma porta que a levaria para o resto do mundo em si mesma.

Compartilhe

2 comentários em “Antes de se desesperar, aprenda a respirar Luana Mia dá dicas simples de como focar na respiração.

  1. Elza Cléa Macedo
    09/11/2015 at 16:53

    Muito bom! Seja benvinda, Luana Mia!

    • Ana Paula Macedo
      09/11/2015 at 19:45

      Obrigada, Elza! A Luana agradece a acolhida.
      Bjs
      AP

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com