Ano novo, cores novas A influência das cores nas roupas que usamos para receber o novo ano.

As cores tem grande influência psicológica sobre o ser humano. Elas são captadas pela nossa visão, transmitidas ao cérebro e, como consequência, promovem impulsos e reações em todo o corpo. Já percebeu que algumas cores tem o poder de estimular enquanto outras o de tranquilizar?

Embora isso seja um fenômeno extremamente subjetivo, certas influências das cores no estado psicológico das pessoas são generalizadas. Os simbolismos psicológicos e tradições históricas e culturais influenciam nossa percepção sobre elas. Não foi a toa que desenvolveram a cromoterapia, terapia que restaura a harmonia do físico e do espiritual dos pacientes através das cores.

Quem nunca ouviu falar que rosas amarelas indicam amizade e as vermelhas sinalizam paixão?

Baseado nessas tradições culturais, o pessoal da moda indica o que devemos usar na virada de ano para promover reações e efeitos desejados no novo ciclo.

O branco e outras cores para o ano novo



Para a especialista em cor, Fabiane Mandarino, a tradição de usar branco é uma coisa recente que começou nos anos 1970 por causa dos rituais do Candomblé.

“Alguns praticantes comemoravam a virada do ano na praia de Copacabana usando a cor branca como representação da paz e da purificação enquanto jogavam flores para Yemanjá, a rainha do mar, segundo a cultura. Este ritual foi propagado na mídia e acabou se tornando tradição.”

Apesar do branco combinar com verão, pele bronzeada, praia e piscina, Fabiane lembra que os tons pastéis são mais clarinhos por causa da adição do branco à cor original. Ou seja, as cores claras mantém parte das características e do significado cromático do branco: paz, pureza, calma e limpeza.

Portanto, se você quiser sair do branco e experimentar cores novas no fim do ano, anote as dicas da Fabiane e da estilista Julia Manhães.

Serenidade e bem-estar

Para isso a cor é o azul. Uma alternativa seria o Azul Serenity, uma das cores escolhidas pela Pantone para 2016. Este tom de azul está ligado ao bem estar, à tranquilidade, segurança e calma. É uma cor indicada para quem precisa ter serenidade para tomar decisões e fazer mudanças.

Vestido longo azul serenity
Um vestido longo e fluido em Azul Serenity tem tudo a ver com seu significado. Para um visual mais clean aposte em sandálias metalizadas e acessórios delicados.

 

Lingerie Azul
Ou você pode usar uma lingerie da cor, como sugere a estilista Julia Manhães

 

Amor e Amizade

Precisamos ter boas relações seja na rotina do dia a dia, na família, no trabalho ou em um relacionamento amoroso. Para promover equilíbrio no campo emocional, a dica é o rosa pastel como o Rosa Quartzo, a outra cor da Pantone para 2016. Ela transmite apoio, segurança e equilíbrio emocional, além de afeto.

Vestido longo rosa quartzo

Vestido Rosa Quartzo
Para a estilista, este rosa é chique e uma ótima pedida para quem vai para uma festa. As aplicações de renda ou paetês tornam o look clássico e elegante para o fim do ano.

 

Sabedoria e Prosperidade

O amarelo ou o dourado estão ligados ao intelecto, à auto-estima, sabedoria, iluminação, felicidade e prosperidade. A sabedoria nos ajuda a vencer momentos de crise e nos permite avançar.

Vestidos amarelo

Vestido curto amarelo

“O amarelo já é bastante usado nas lingeries no ano novo por causa da ligação com a prosperidade. Mas peças amarelas ou douradas trazem um glamour legal para sua produção e pode ser usado tanto na praia quanto em uma festa fechada. Um vestido curto dourado com sandálias de salto é um look perfeito para sua festa de fim de ano”, sugere Julia Manhães.

Vestido curto dourado

Vestido dourado 1

O que você deseja para 2016? Já escolheu a sua cor?

Compartilhe

2 comentários em “Ano novo, cores novas A influência das cores nas roupas que usamos para receber o novo ano.

  1. Thaisi
    14/12/2015 at 17:37

    Esse rosinha é tao lindo!
    http://blogdathaisi.blogspot.com.br

    • Ana Paula
      14/12/2015 at 18:07

      Oi Thaisi, obrigada pela visita!
      Também estou achando o rosinha um charme! Você viu este post aqui http://wp.me/p6kxuB-Pp sobre o rosa quartzo?
      Bjs

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com