A volta do cabelo natural Cinco coisas que você precisa saber antes de fazer a transição.

Alguns meses atrás, eu resolvi que estava na hora de parar de usar produtos de alisamento no meu cabelo. Foram tantos anos usando química para modificar a estrutura dos meus fios que eu nem lembrava mais como era a textura original deles. Teve alisamento com pasta, permanente afro, relaxamento, escova progressiva, selagem, cauterização, e sei lá mais o quê!

Resolvi, então, que ia começar aparando as partes alisadas enquanto o cabelo novo, que crescia, ficaria au naturel. Cortei o cabelo um poco abaixo da orelha, o que me deixou muito insatisfeita porque teria que ir ao salão todo mês para retirar as partes indesejadas.

O pior foi a combinação enrolado + alisado. Se você tem cabelo crespo, sabe bem o que significa deixar a raiz natural e o resto não.

Foi aí que decidi fazer o que tinha vontade desde o início do processo: cortar o cabelo curto e começar do zero, ou quase zero.

A cantora Solange Knowles é um bom exemplo do caminho de volta ao cabelo natural.

SolangePortanto, se você tem cabelo crespo ou cacheado que foi alisado e está pensando em voltar para o natural, aqui vão cinco coisas que deve levar em consideração antes de começar a transição.

  1. Tenha paciência

Lembre-se que os cabelos crescem em média um centímetro por mês. Os crespos dão a ilusão de crescimento mais lento ainda por causa de sua forma em espiral.

  1. Sua visão de cabelo natural pode não ser a sua realidade

Se você admira cabelos com cachos e espirais perfeitos pode ficar decepcionada se o seu cabelo for frizzy, sem forma definida e cheio.

  1. Planeje várias idas ao salão

O corte deve refletir o ritmo de crescimento do seu cabelo. Para cada centímetro de cabelo novo, retire o mesmo de cabelo alisado, se não quiser cortar tudo de uma só vez.

  1. Seu cabelo deve ficar mais ressecado ao natural

Não parece lógico, uma vez que o cabelo natural não tem químicas que danificam. Na verdade, quando o cabelo é liso, a oleosidade do couro cabeludo desce direto até a ponta dos fios, segundo especialistas. Com o cabelo crespo, o mesmo não acontece, daí a necessidade de hidratar constantemente.

  1. A espera é longa

Enquanto você espera o cabelo crescer não tem porque sacrificar o estilo nessa fase de transição. Opções não faltam para quando a sua cabeça estiver metade crespa e metade lisa:

Escova – use um bom shampoo anti-frizz e condicionador para facilitar na hora de esticar;

Rolos – não vai precisar puxar a área frágil em que o cabelo alisado encontra o natural;

Trança – permite ter uma textura uniforme até o cabelo ficar todo por igual;

Aplique – permite que você tenha um cabelo bonito enquanto espera a estranha fase da transição passar.

 

Espero que as dicas e a minha experiência ajudem você a tomar a melhor decisão para o seu estilo de vida.

Boa sorte!

Compartilhe

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com